Como um ensaio de casal virou uma história?
Vou te contar como transformei esse ensaio em uma história.
Este casal lindo que você vê na foto, é o Junior e Samara, conheci eles no dia dos namorados, no Restaurante 29 de Julho, porque fui fotografar os casais naquela noite. Na semana seguinte enviei a foto do casal para a Samara, e ela me disse que gostaria de fazer um ensaio com ela e o namorado.
Esta aqui é a foto deles no dia dos namorados, depois que ela me disse que gostaria de fazer um ensaio de casal, a gente marcou para conversar e tive a oportunidade de conhece-la, e saber um pouco da história e dos sonhos dela.
Como de costume, deixamos tudo organizado para o ensaio, e fomos ajustando os detalhes até o dia do ensaio.
E aqui começa o como transformar o ensaio em uma história. Geralmente os fotógrafos sabem fazer boas fotos, porém só boas fotos podem ser insuficientes para passar a emoção que vive o casal.
Desse jeito, vou ilustrar e contar para você o storytelling que criei com esse ensaio.
Storytelling na prática
Lamina 01 - Apresentação
Sempre para abrir a apresentação, gosto de colocar o nome da protagonista(s), apesar de ser um ensaio de casal, esta história está mais focada na pessoa que tomou a iniciativa, e a data é correspondente ao mês do ensaio, para que depois, qualquer pessoa possa saber qual etapa da vida dessas pessoas o ensaio representa.
Lamina 02- Introdução pessoal
Nesta foto, você vê a protagonista, apresentada em três perspectivas, esteticamente pensadas para evocar a beleza e os traços físicos dela. Ao mesmo tempo trás um sentido de passado presente e futuro, para remeter o espectador a ideia de narrativa, e já desbloquear a ideia de continuidade.
Lamina 03- A origem
Com uma sequência de 4 imagens, a ideia a qui é mostrar a conexão materna, no inicio caminhando lado a lado, a mãe que cria, caminha junto. Depois evolui para eventos, que são alusivos a jornada de criação. E por último um olhar de conexão, porém também de despedida, por que é assim, chega o momento que ´´o filho cria asas e quer voar``, e isto é o natural, apesar de se amarem, em um momento da vida, é necessário seguir, construir sua vida, seu lar.
Lamina 04- Jornada pessoal
A jornada pessoal da Samara. Nas três fotos ela está voltada para a direita, justamente para representar a caminhada para o futuro. Sempre que a personagem está voltada para a direita do observador, significa que ela está voltada para o futuro. A primeira foto pode ser interpretada como o momento de preparação, ela sentada, planeja com inteligencia e simpatia, na segunda ela está de pé, em movimento, realizando tarefas, e na última, ela chegou ao topo.
Lamina 05- Um terceiro personagem
Um terceiro personagem entra em cena, a lamina já é iniciada introduzindo o Junior, na sequência, reflete a reação da moça ao ver o jovem. E é finalizada com a aproximação de ambos. Inicia a ideia de nova etapa.
Lamina 06- Concluindo o desfecho
A primeira imagem representa a conexão mais forte entre os dois, que trás a paixão, o sentimento forte entre ambos. Seguindo para um frame mais aberto, onde já se tem mais confiança e tranquilidade. E para finalizar, o casal fica lada a lado de mãos dadas, e o observador está por trás, justamente para mostrar que agora eles seguem seu caminho, para uma vida juntos de amor e companheirismo.
Esse é o storytelling da Samara, se você curtiu e quer ter um seu e da pessoa que você ama? clica aqui.
Esse tipo de narrativa, também uso nos fotolivros e álbuns que faço.
Obrigado por ler até aqui, isso significa que você é uma pessoa acima da média quando se fala de dar importância para seu legado e sua história.